A doutrina da Trindade
A Trindade
A Trindade
A palavra “trindade” é um termo usado para designar
a chamada “doutrina cristã” de que Deus existe como uma unidade de três pessoas
ou personalidades distintas: Pai, Filho, e Espírito Santo. Se for este o caso,
então qual dos três nós adoramos e a quem nós oramos?
Você vai ouvir a resposta: “Ore ao Pai em Nome do
Filho.” Só que a maioria das denominações ora “em nome do Pai, do Filho, E do
Espírito Santo”?
Onde está a
verdade em tudo isso?
Um pouco de história:
A “Santíssima Trindade” foi introduzida no
cristianismo por Constantino, um imperador romano, no ano 325 d.C. Constantino
aparentava ser cristão porque parou a matança em massa de cristãos, pintou uma
cruz nos escudos de seu exército, e erigiu uma cruz no topo da igreja de Santa
Sofia. Na realidade, ele não era cristão, mas um político magistral.
Pouco antes de uma batalha contra o rival romano,
Maxêncio, Constantino teve um sonho no qual foi instruído a pintar uma cruz nos
escudos dos seus soldados. Ele estava contra uma vantagem esmagadora, sendo
superado em número de dois contra um, mas seguiu as instruções e ganhou a
batalha. Ele viu que havia algo especial no cristianismo, e reconheceu as
orações dos cristãos como um poderoso aliado ao imperador.
Constantino, um pagão praticante, sediou o primeiro
concílio ecumênico em Niceia, Roma, em 325 d.C., onde reuniu seitas cristãs e
idolatria pagã. O encontro, apelidado de “Concílio de Niceia,” resolveu as
diferenças entre grupos concorrentes do cristianismo, uniu a Igreja e o Estado,
e deu poder a uma igreja universal. Havia basicamente duas facções cristãs
rivais que Constantino estava reunindo. Uma facção considerava Jesus divino. A
outra considerava Jesus um ser criado, e, portanto, menor que Deus (pareceu testemunhas de Jeová). Depois de
discussões acaloradas e muitas disputas políticas, o resultado foi o acordo de
que o Filho era o verdadeiro Deus, coeterno com o Pai, e gerado a partir da
mesma substância que o Pai. Isso fez Jesus “coigual” com Deus. Foi estabelecida
a plataforma para a “Santíssima Trindade” ser aceita pela maioria das seitas do
cristianismo.
Aqui está o primeiro “Credo de Niceia,” elaborado e
implementado pelo Concílio de Niceia.
Nós cremos em um Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
E em um Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus,
nascido do Pai [o unigênito; ou seja, da essência do Pai, Deus de Deus,] Luz de
Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não criado, sendo de uma só
substância com o Pai;
Pelo qual todas as coisas foram feitas [tanto no
céu quanto na terra];
O qual, por nós homens e por nossa salvação, desceu
e se encarnou e se fez homem;
Sofreu, e no terceiro dia ressuscitou, ascendendo
aos céus;
De onde virá para julgar os vivos e os mortos.
E no Espírito Santo.
[Mas aqueles que dizem: “Houve um tempo em que ele
não era;” e “Ele não era antes de ter sido feito;” e “Ele foi feito a partir do
nada,” ou “Ele é de outra substância” ou “essência,” ou “O Filho de Deus foi
criado,” ou “sujeito a mudança,” ou “sujeito a alteração,” são condenados pela
santa Igreja católica apostólica.]
Com o novo poder dado, os credos foram impostos com
a pena de banimento, tortura e morte. Logo o mundo mergulhou na Idade das
Trevas, onde mais de 68 milhões de pessoas foram mortas nos títulos do Pai,
Filho e Espírito Santo (A Gloriosa Reforma, Schmucker, 1838).
Esta é uma breve explicação da Divindade
apresentada no livro “Uma Exposição das Sete Eras da Igreja,” Capítulo 1.
Eles não
acreditavam em três Deuses no princípio da igreja. Você não pode encontrar esse
tipo de crença entre os apóstolos. Foi após a era apostólica que esta teoria
foi introduzida e realmente tornou-se um debate e uma doutrina fundamental no
Concílio de Nicéia. A doutrina da Divindade causou uma dissidência em duas
direções. E dessa dissidência surgiram dois extremos. Um realmente entrou no
politeísmo, crendo em três Deuses, e os outros entraram no unitarismo. É claro
que demorou um pouco para acontecer, mas aconteceu, e nós o temos exatamente
hoje. Mas a Revelação através de João pelo Espírito às igrejas foi: “Eu sou o
Senhor Jesus Cristo, e Eu sou TUDO isso. Não há nenhum outro Deus”. E Ele pôs
Seu selo sobre esta Revelação.
Considere isto:
Quem foi o Pai de Jesus? Mat. 1:18 diz: “[Maria] achou-se ter concebido do
Espírito Santo”. Mas Jesus, Ele Próprio, afirmou que Deus era Seu Pai. Deus, o
Pai, e Deus o Espírito Santo, como frequentemente expressamos estes termos,
tornam o Pai e o Espírito UM. Verdadeiramente eles são, ou então Jesus teve
dois Pais. Mas note que Jesus disse que Ele e Seu Pai eram Um─não dois. Isso
constitui UM Deus.
Visto que isto é
histórica e escrituristicamente verdadeiro, as pessoas se perguntam de onde vieram
os três. Tornou-se uma doutrina fundamental no Concílio de Nicéia em 325 d.C.
Esta trindade (uma palavra absolutamente não escriturística) foi baseada nos
muitos deuses de Roma. Os romanos tinham muitos deuses aos quais oravam. Eles
também oravam a ancestrais como mediadores. Foi apenas um passo dar novos nomes
a antigos deuses, de modo que temos santos para tornar isto mais bíblico.
Assim, em lugar de Júpiter, Veneza, Marte, etc., temos Paulo, Pedro, Fátima,
Cristóvão, etc., etc. Eles não podiam fazer sua religião pagã funcionar com
apenas um Deus, portanto O dividiram em três, e fizeram dos santos
intercessores como tinham feito intercessores de seus ancestrais.
Desde então as
pessoas têm falhado em dar-se conta de que há apenas um Deus com três ofícios
ou manifestações. Elas sabem que há um Deus conforme a Escritura, mas tentam
estabelecer a teoria de que Deus é como um cacho de uvas; três pessoas com a
mesma Divindade igualmente compartilhada por todos. Mas diz claramente aqui em
Apocalipse que Jesus é “O Que é”, “O Que Era”, e “O Que Há de Vir”. Ele é o
Alfa e o Ômega, que quer dizer que Ele é o “A até Z” ou O TUDO ISTO. Ele é
tudo─o Todo-Poderoso. Ele é a Rosa de Sarom, o Lírio do Vale, a Resplandecente
Estrela da Manhã, o Renovo Justo, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Ele é
Deus, Deus Todo-poderoso. UM DEUS.
I Tim. 3:16 diz:
“E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou
em carne, foi justificado em Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios,
crido no mundo, e recebido acima na Glória”. Isto é o que a Bíblia diz. Não diz
nada acerca de uma primeira ou segunda ou terceira pessoa aqui. Diz que Deus
foi manifestado em carne. Um Deus. Esse ÚNICO DEUS foi manifestado em carne.
Isso deveria pôr fim à questão. Deus veio numa forma humana. Isso não fez Dele
OUTRO DEUS. ELE ERA DEUS, O MESMO DEUS. Foi uma revelação então, e é uma
revelação agora. Um Deus.
Apesar de “A Santíssima Trindade” ter subsistido ao
longo das eras pela mão implacável da Igreja Católica, ela nunca é mencionada
na Bíblia e tampouco foi este conceito ensinado em qualquer lugar das
Escrituras. Na verdade, separar Deus em três pessoas diferentes o teria levado
a ser apedrejado no Antigo Testamento por transgredir os dois primeiros
Mandamentos.
Observe que a Igreja Católica renumerou os Dez
Mandamentos, na essência removendo o Segundo Mandamento para se alinhar com a
doutrina da Trindade e adoração de santos (mas esse é outro estudo).
Referências da
Escritura
Êxodo 20:3
Não terás outros
deuses diante de mim.
Êxodo 20:4
Não farás para
ti imagem de escultura, nem alguma
semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas
debaixo da terra;
Êxodo 20:5
Não te
encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou
Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e
quarta geração daqueles que me aborrecem;
Deuteronômio 4:35
A ti te foi
mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão
ele.
Deuteronômio 6:4
Ouve, ó Israel:
O SENHOR nosso Deus é o único SENHOR:
Deuteronômio 10:14
Eis que os céus
e os céus dos céus são do SENHOR, teu Deus, a terra e tudo o que
nela há.
[Hebreus 1:2 diz: A nós falou-nos, nestes últimos
dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez
também o mundo;]
II Samuel 7:22
Portanto,
grandioso és, ó Senhor JEOVÁ, porque não há semelhante a ti, e não há outro
Deus, senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.
I Reis 8:60
Para que todos
os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus e que não há outro.
Isaías 7:14
Portanto, o
mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um
filho, e será o seu nome Emanuel.
[“Emanuel” significa “Deus conosco”.]
Isaías 9:6
Porque um menino
nos nasceu, um filho se nos deu: e o principado está sobre os seus
ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da
Eternidade, Príncipe da Paz.
Isaías 37:16
Ó SENHOR dos
Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu és o
Deus, tu somente, de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e
a terra.
[Hebreus 1:2 diz: A nós falou-nos, nestes últimos
dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por
quem fez também o mundo;]
Isaías 43:10-11
10 Vós
sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e o meu servo, a quem escolhi; para
que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes
de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
11 Eu,
eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
[Lucas 2:11 diz: Pois, na cidade de Davi, vos
nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E João 4:42 diz: E
sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.]
Oséias 13:4
Todavia, eu sou
o SENHOR, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto, não reconhecerás outro
deus além de mim, porque não há Salvador, senão eu.
Zacarias 14:9
E o SENHOR será
rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu
nome.
Mateus 28:19
Portanto, ide,
ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo;
[Qual é o Nome do Pai? O Nome do Filho? O Nome do
Espírito Santo?]
João 1:1 e 1:14
1 No
princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus...
14...E
o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a
glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 5:43
Eu vim em nome
de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio
nome, a esse aceitareis.
[Se Ele veio em Nome de Seu pai, então qual é o Seu
Nome?]
João 10:30
Eu e o Pai somos
um.
João 12:45
E quem me vê a
mim vê aquele que me enviou.
João 14:8-9
8 Disse-lhe
Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe
Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes
conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu:
Mostra-nos o Pai?
João 20:28
Tomé respondeu e
disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu.
[Tomé estava falando com Jesus]
Atos 20:28
Olhai, pois, por
vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
[Fomos salvos pelo sangue do Espírito Santo ou pelo
sangue de Jesus?]
Efésios 4:5
Um só Senhor,
uma só fé, um só batismo;
Colossenses 1:12-20
12 Dando
graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na
luz.
13 Ele
nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do
seu amor,
14 Em
quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos
pecados;
15 O
qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 porque
nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e
invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades tudo
foi criado por ele e para ele:
17 E
ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
18 E
ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os
mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
19 Porque
foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse;
20 E
que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele
reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como
as que estão nos céus.
Colossenses 2:8-10
8 Tende
cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs
sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não
segundo Cristo;
9 Porque
nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
10 E
estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade;
I Timóteo 3:16
E sem dúvida
alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em
carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios,
crido no mundo e recebido acima, na glória.
Hebreus 1:3
O qual, sendo o
resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e
sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si
mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas
alturas;
I João 5:7
Porque três são
os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes
três são um.
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